O que é blockchain?

O que é e como funciona o blockchain do Bitcoin

Saiba por que o blockchain é tão revolucionário e como ele tornou possível a criação do Bitcoin

O blockchain é uma das tecnologias por trás do Bitcoin. De uma maneira bem simples, ele pode ser entendido como um banco de dados online, público e descentralizado, criado para tornar a distribuição de informação transparente e confiável, sem precisar de um agente externo e centralizador que valide o processo. Foi graças a essas características que o blockchain tornou possível a criação de uma moeda digital descentralizada, como o bitcoin.

Como funciona o blockchain do Bitcoin

Mas como isso é possível? Funciona assim: o blockchain é formado por uma rede de computadores interligados — é o que chamamos de rede peer-to-peer. Há o blockchain do bitcoin, o blockchain do ethereum, o blockchain do litecoin e assim por diante — hoje, são mais de 1,7 mil criptomoedas no mercado.

No caso do bitcoin, os computadores da rede são responsáveis por validar as transações, de acordo com algumas regras. Toda vez que uma transação é realizada com uma criptomoeda, ela é verificada pelos membros da rede e registrada no blockchain correspondente. A intervalos regulares de tempo — no caso do bitcoin, são cerca de 10 minutos — , essas novas transações são reunidas em bloco, criptografadas e adicionadas a uma cadeia de blocos que guarda também as transações passadas. É daí que vêm o nome da tecnologia, blockchain, ou “cadeia de blocos”.

+O QUE É MINERAÇÃO DE BITCOIN
+O QUE É UMA WALLET DE BITCOINS E COMO ESCOLHER A SUA

Dizemos que o blockchain é inviolável, porque qualquer tentativa de alterar o registro de uma transação passada é facilmente identificada pelos computadores da rede, responsáveis por validar o processo, levando em consideração um algoritmo de consenso. Além disso, tentativas de fraudar o histórico de transações exigiriam um poder computacional enorme, o que inviabilizaria essa tentativa de alterar o passado. Se um integrante da rede suspeitar de fraude, a informação é simplesmente descartada. Por isso fraudar o sistema é praticamente impossível.

+AINDA VALE A PENA INVESTIR EM BITCOIN

O blockchain é revolucionário

A gama de aplicações potenciais do blockchain é imensa, indo muito além das criptomoedas. Com certas adaptações, tecnologias inspiradas no blockchain tem o potencial para transformar profundamente setores inteiros da economia, dos bancos às indústrias de seguros e de alimentos.


O que é blockchain was originally published in Blog Mercado Bitcoin on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.

The post O que é blockchain appeared first on bitcoinmining.shop.